Human formation in Nietzsche
between “knowing oneself” and “become who you are” in self-cultivation
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n56ID21495Keywords:
Cultura. Educação. Formação. Nietzsche.Abstract
O artigo trata de uma problemática clássica, a partir da máxima do “Conhece-te a ti mesmo”, descrita no Templo de Delfos, e do imperativo “Tornar-se o que se é” escrito por Píndaro. O delineamento metodológico se caracterizou na pesquisa bibliográfica, assumindo uma abordagem qualitativa nas análises conceituais e filosóficas. Disso resultou a percepção de que a máxima do “Conhece-te a ti mesmo” contribuiu para a decadência cultural e originou uma consciência gregária e de espírito de rebanhos. Por sua vez, Nietzsche propõe o inverso: “Tornar-se o que se é”, como uma tragédia educativa no sentido de encarar a vida, como um saber de si e de um querer-se diferente, tratando-se da plena realização do ser humano. Conclui-se que o caminho para uma transformação da Bildung que ocorre a partir da máxima do “Tornar-se o que se é”, como condição para o surgimento dos espíritos livres que conquistaram a si próprios por uma formação do auto educar-se ou do cultivo de si.
Downloads
References
ARALDI, Claudemir. “Das três transmutações”: indicações para uma nova arte de viver. SEARA FILOSÓFICA, N. 9, 2014.
BRITO, Maria dos Remédios, "O tornas-te o que tu és": sua correspondência no educar-se a si mesmo EccoS Revista Científica [en linea] 2012, (Enero-Abril): [Fecha de consulta: 9 de febrero de 2017]
CAVALCANTI, Anna Hartmann. Símbolos e alegoria: a gênese da concepção de linguagem. – São Paulo: Annablume; Fapesp. Rio de Janeiro: DAAD, 2005.
DALBOSCO, Cláudio Almir. Metamorfoses do conceito de formação: da teleologia fixa ao campo de formação. In: DALLBOSCO, Cláudio Almir; MÜHL, Eldon Henrique; FLICKINGER Hans-Georg (Org). Formação Humana (Bildung) despedida ou renascimento. São Paulo: Cortez, 2019, pp. 35-64
DALBOSCO, Cláudio Almir. Pedagogia Filosófica: cercanias de um diálogo. São Paulo: Paulinas, 2007.
DIAS, Rosa. Nietzsche, a vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
FREY – ROHN, Liliane. Nietzsche: a psiychological approach to his life and work (orig. Jenseits der Werte seiner Zeit: Friedrich Nietzsche im Spiegel seiner Werke, 1984), ed. R. Hinshaw e L. Fischli; trad. G. Massey. Zuruqye: Daimon Verlag, 1988.
GIACOIA, Oswaldo. Esclarecimento (per) verso: Nietzsche à sombra da ilustração – In: Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 20, p. 243-259, jul./dez. 2008.
NIETZSCHE, Friedrich. A gaia ciência. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e mal: prelúdio a uma filosofia do futuro. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Ecce homo: como alguém se torna o que é. Trad. notas e posfácio de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres Tradução, notas e posfácio Paulo César de Souza. – São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
NIETZSCHE, Friedrich. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Herausgegeben von Giorgio Colli und Mazzino Montinari. München; Berlin; New York: DTV; Walter de Gruyter & Co., 1988. (15 Einzelbänden).
NIETZSCHE, Friedrich. Schopenhauer. In: SOBRINHO, N. C. M (Org.). Escritos sobre educação. 5 ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Ed. Loyola, 2011b.
NIETZSCHE, Friedrich. Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino. In: SOBRINHO, N. C. M (Org.). Escritos sobre educação. 5 ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Ed. Loyola, 2011a.
OLIVEIRA, Jelson. A solidão como virtude moral em Nietzsche. – Curitiba: Champagnat, 2010.
ROMILLY, Jacqueline. Fundamentos de Literatura Grega. Rio de Janeiro: Editores, Zahar, 1984.
SOBRINHO, Noéli Correia de Melo. (Org.). A Pedagogia de Nietzsche. In: NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Escritos sobre educação. 5 ed. Rio de Janeiro: PUC-Rio; São Paulo: Ed. Loyola, 2011.
VIESENTEINER, Jorge Luiz. Nietzsche e a vivência de tornar-se o que se é. Campinas: Editora PHI, 2013.
VIESENTEINER, Jorge Luiz. O problema da intencionalidade na fórmula “como alguém se torna o que se é” de Nietzsche. Revista Dissertatio, Pelotas, v. 31, pp. 97-117, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Journal Education in Question
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.