Spiritographic and Dreamgraphic Methods

translating poetics in teaching-research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21827

Keywords:

Methods. Philosophy of difference. Class. Translation.

Abstract

 

This paper presents a theoretical and practical analysis through two methods designed with the use of Philosophy of Difference – Education, namely: Spiritographic Method, and Dreamgraphic Method. It shows an interchangeable expression of two researches articulated in a translating movement, with an emphasis on the transcreating action of a spirit that reads, writes and dreams while dealing with archives. It states an investigative poetics by aiming to translate curriculum materials that challenge the teaching action. It shows the use of an artistic didactics, regarded as a kaleidoscope that both oscillates and transforms the material, be it literary, philosophical, scientific, dreamlike or poetical. It concludes that the translating procedures put to work in both methods enable the effectuation of a didactical dream and curriculum poetry, which are able to generate an untamed, adventurous writing that renovates teaching practices.

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Author Biographies

Maria Idalina Krause de Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Realizou Estágio pós-doutoral na modalidade PDJ (Pós-doutorado júnior) com bolsa do CNPq no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha Filosofias da Diferença e Educação (2018).
Possui Doutorado e Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Linha Filosofias da Diferença e Educação. Especialização em Filosofia Clínica pela Faculdade João Bagozzi e Instituto Packter (2008). Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986). Pesquisadora dos projetos: Dramatização do infantil na comédia intelectual do currículo: método Valéry-Deleuze; Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida; Didática da Tradução, transcriações do currículo: escrileituras da Diferença e A-TRADUZIR O ARQUIVO EM AULA: SONHO DIDATICO E POESIA CURRICULAR. Membro integrante do BOP – Bando de Orientação e Pesquisa; da Linha de Pesquisa 09 Filosofias da Diferença e Educação; do Grupo de Pesquisa DIF – artistagens, fabulações, variações e da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação. Tem suas pesquisas e produções de escrita voltada para as áreas de Filosofia e da Educação, com ênfase em Educação Contemporânea, Didática, Currículo e Literatura.

Marina dos Reis, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pesquisadora no Grupo da Linha de Pesquisa Filosofia da Diferença-Educação no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS), sob coordenação da Profª Drª Sandra Mara Corazza, Rede Escrileituras https://www.ufrgs.br/escrileiturasrede/; Especialista em Administração Pública: Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público (Universidade Gama Filho, UGF, Rio De Janeiro); Bacharela em Ciências Biológicas, Ênfase Molecular, Celular e Funcional.

Sandra Mara Corazza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Filosofia, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular da Faculdade de Educação, Departamento de Ensino e Currículo e Programa de Pós-Graduação em Educação. Aposentada desde abril de 2019, atua como Professora Convidada no PPGEDU, Linha de Pesquisa 09 ? Filosofias da Diferença em Educação. Pesquisadora de Produtividade 1 B do CNPq (2002-), é Líder dos Grupos de Pesquisa, Diretório do CNPq/Lattes: 1) DIF - Artistagens, Fabulações, Variações (2002 -); 2) Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação (2015 -). Experimenta escrileituras (escritas-e-leituras) oníricas e poéticas, para a-traduzir a Aula: preparada no Currículo, conjurada na Didática, lutada na Docência.

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Published

16-10-2020

How to Cite

Krause de Campos, M. I., dos Reis, M. ., & Mara Corazza, S. . (2020). Spiritographic and Dreamgraphic Methods: translating poetics in teaching-research. Journal Education in Question, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID21827