Stay in teaching

what do beginning teachers beginning out of Pibid?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22474

Keywords:

Teaching. Permanence. Beginner Teacher. Pibid.

Abstract

This article analyzes the process of professional insertion and its relation with the prospects of permanence or withdrawal from teaching profession among beginner teachers, egresses from the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship (Pibid, the acronym in Portuguese) of the Pedagogy course of a Northeastern Brazilian university. The theoretical framework was based on the studies of Garcia (2010), André (2012, 2015), Nóvoa (2009) and Darling-Hammond (2014), among others. The study, of a qualitative and empirical nature, resorted to the use of interviews as a data collection procedure. Beginner teachers indicate positive expectations regarding the permanence in the teaching career, while they also complain about the loneliness experienced at the beginning of their career. The research findings reinforce the argument of researchers in the area of teacher formation adopted as references, who consider the first years of initiation to the profession decisive in the teacher's professional history. In this way, they confirm the importance of support for beginner teachers, an urgent and necessary demand within the scope of public educational policies.

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Author Biographies

Maria Mikaele da Silva Cavalcante, UECE

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Graduada em Pedagogia pela mesma instituição. Professora do Centro de Educação da UECE, campus CECITEC. Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Desenvolve pesquisas na área de Educação, precisamente sobre formação de professores, permanência e evasão no magistério e desenvolvimento profissional docente.

Isabel Maria Sabino de Farias, UECE

Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB); Doutorado e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC/MG; Licenciada em Pedagogia pela UECE. Editora da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Membro do conselho editorial da Revista Educação em Questão (UFRN) e da Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd GT8/Editora Autêntica), além de outros periódicos qualificados. Vice-coordenadora (2011-2012) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (2012-2017), contemplada com os financiamentos: FUNCAP/CAPES Edital 02/2013 - Estímulo à Cooperação Científica e Desenvolvimento da Pós-Graduação; FUNCAP/CAPES Edital 04/2015 - Programa de Pós-Doutorado para Jovens Doutores, que investiu na atuação de jovens doutores no desenvolvimento do Ceará. Coordenadora da Coordenadoria do Ensino lato sensu do Centro de Educação da UECE (10/2004 a 03/2010). Vice-diretora da Faculdade de Educação de Crateús ? FAEC/UECE (12/1992 a 10/1996). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e membro do grupo de estudo e pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação, que tem contado com financiamentos diversos (CAPES/OBEDUC, CNPq e FUNCAP). Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Pesquisa com Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional, iniciativa interinstitucional entre UFRJ, UFSC e UECE; e, Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, investigação em rede envolvendo 14 IES e vinculada à PUC/SP. Conselheira do Conselho Estadual de Educação do Ceará (2013-2014). Tutora de projetos de pesquisa apoiados pelo Programa Jovens Pesquisadores (FUNCAP Edital 07/2012). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) (12/2015 a 12/2019). Vice-coordenadora (2012-2013) e Coordenadora do FORPRED Nordeste/ANPEd (2013-2015). Representante da ANPEd no Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE-CE). Avaliadora externa do PIBIC/UNILAB e interna da UECE. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID, 11/2009 a 07/2014) e do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA, 11/2010 a 02/2015) na UECE. Organizadora de eventos científicos (ANPEd, EPEN, ENDIPE, ENALIC etc.). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE). Integra a Red de inducción a la docencia (RID), a Red Iberoamericana de Liderazgo y Prácticas Educativas (RILPE) e a Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (RIDES). Tem se dedicado a estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores, inovação e docência na Educação Básica e Educação Superior.

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Published

23-10-2020

How to Cite

Cavalcante, M. M. da S., & Sabino de Farias, I. M. (2020). Stay in teaching: what do beginning teachers beginning out of Pibid?. Journal Education in Question, 58(58). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2020v58n58ID22474