Texto livre, trabalho colaborativo e imprensa escolar na Pedagogia Freinet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24910

Palavras-chave:

Pedagogia Freinet, Prática docente, Métodos alternativos, Inovação pedagógica

Resumo

Em que medida as práticas de ensino desenvolvidas por Célestin Freinet, podem facilitar o processo de ensino-aprendizagem de forma inovadora? Há atualidade na abordagem da Pedagogia Freinet e em suas formas de ensinar? Buscando refletir sobre essas questões, o presente artigo trata de discorrer sobre três práticas, consideradas fundamentais, para que seja possível entender a Pedagogia Freinet e sua essência, sendo elas: o texto livre, o trabalho colaborativo e o jornal escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir do método bibliográfico, baseada em livros, artigos e revistas sobre o tema abordado. Freinet traz consigo um ideal de educação, que reflete seu ideal de sociedade, seus princípios e valores enquanto pensador e enquanto docente. Dessa forma, traremos argumentos e autores que busquem comprovar as implicações positivas das práticas de Freinet para o ensino, e a atualidade desses métodos para a construção de uma prática docente significativa e democrática.

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Biografia do Autor

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em História Social pela USP. Possui vínculo ao programa de pós-graduação em Educação da UDESC. Faz parte do grupo de pesquisa: História, tempo presente e culturas escolares.

Denise Furtado, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia pela UDESC. Faz parte do grupo de pesquisa: História, tempo presente e culturas escolares.

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Publicado

18-08-2021

Como Citar

Dallabrida, N., & Furtado, D. (2021). Texto livre, trabalho colaborativo e imprensa escolar na Pedagogia Freinet. Revista Educação Em Questão, 59(60). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2021v59n60ID24910

Edição

Seção

Artigos