Mediação pedagógica e tecnológica

conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28275

Palavras-chave:

Cultura digital, Ensino, Mediação pedagógica, TDIC

Resumo

O ensinar e o aprender na cultura digital demandam cuidados e reflexões inerentes ao momento atual. Com a presença de inovações tecnológicas e uma maior democratização de tecnologias digitais, a atuação do professor, de forma criteriosa e crítica, é essencial para se alcançarem bons resultados. Este artigo teve o objetivo de discorrer acerca dos conceitos de mediação pedagógica e de mediação tecnológica e suscitar algumas reflexões sobre o ensino no contexto da cultura digital. A partir de um ensaio teórico, discorre-se sobre os conceitos relacionados à mediação e levantam-se reflexões acerca do docente como um mediador e do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino na cultura digital. Além disso, discute-se brevemente acerca de condições sem as quais se torna desafiador incorporar efetivas mediações pedagógica e tecnológica no trabalho docente.

 

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Biografia do Autor

Achilles Alves de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal

Professor de educação básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias pela UEG, Especialista em Educação e Tecnologias pela UFSCar e em Psicomotricidade pelo IEPSE-DF e Licenciado em Educação Física e Pedagogia. Membro do Grupo Horizonte/UFSCar (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Educação e Tecnologias, com interesse em temas como educação a distância, ensino híbrido, metodologias ativas e TDICs.

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) com estágio pós-doutoral na Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação (UFG). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS) e em Avaliação Institucional (UEG). Graduada em Pedagogia (PUC-GO). Professora titular da Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT). Experiência na área de Educação e pesquisadora dos temas: educação superior, políticas públicas, políticas educacionais e formação de professores.

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Publicado

04-08-2022

Como Citar

Alves de Oliveira, A., & Fonseca de Oliveira e Silva, Y. (2022). Mediação pedagógica e tecnológica: conceitos e reflexões sobre o ensino na cultura digital. Revista Educação Em Questão, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n63ID28275

Edição

Seção

Artigos