The critical, pioneering and vigorous thinking of the educator Madalena Freire

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29872

Keywords:

.

Abstract

.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Teresa Cristina Rego , Universidade de São Paulo

É professora Titular da Faculdade de Educação da USP, onde leciona (desde 1998) Psicologia da Educação (na graduação e na pós-graduação). No Programa de Pós-Graduação integra a área Educação e Ciências Sociais: Desigualdades e Diferenças. É Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ desde 2009. É Pedagoga (PUC-SP), mestre em História e Filosofia da Educação, doutora em Psicologia da Educação (FEUSP), pós-Doutora pela Universidad Autónoma de Madrid (207-2008) e pela Sorbonne- Université Paris Descartes (2015-2016) e Livre-Docente pela FEUSP (2012)

References

ABRAMOWICZ, Anete. PARK, Margareth Brandibi (org.). Mulheres na pandemia. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

FREIRE, Madalena. Dois olhares ao espaço-ação na pré-escola. In: MORAIS, R. (org.). sala de aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1986.

FREIRE, Madalena. A paixão de conhecer o mundo. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 21. ed. 2008.

FREIRE, Madalena. Educador, educa a dor. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, Madalena. Sobre os instrumentos metodológicos na concepção democrática de educação. Rio de Janeiro: Pró-Saber, 2014.

Disponível em: http://www.prosaber.org.br/comunidade/?p=4320. Acesso em: 23 jun. 2021.

FREIRE, Madalena. O inédito é viável? Formação de professores da educação Infantil na pandemia (coord.). Pró-saber, 2021.

HADDAD, Sérgio. O educador: um perfil de Paulo Freire. São Paulo: Todavia, 2019.

‎MELLO, Sylvia Leser de; FREIRE, Madalena. Relatos da (con)vivência: crianças e mulheres nas famílias e na escola. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 56, p. 82-105, fev. 1986.

Published

08-08-2022

How to Cite

Freire, M. ., & Rego , T. C. . (2022). The critical, pioneering and vigorous thinking of the educator Madalena Freire. Journal Education in Question, 60(64). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2022v60n64ID29872