Os estudos culturais e a questão da diferença na educação

Authors

  • Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Olivera

Keywords:

Estudos culturais. Educação. Diferença.

Abstract

Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedagógicas com base em valores e padrões das culturas hegemônicas e defende o desenvolvimento de teorias e práticas educacionais mais sensíveis às culturas, atentas à relação entre poderes/saberes/identidades, à contingência e à pluralidade do contexto social. Propõe que a escola reconheça e valorize as diferenças e o hibridismo, que incorpore as diversas tradições culturais dos grupos que fazem parte da sociedade, inclusive daqueles que, historicamente, vivem em condição de subordinação − mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Olivera

Profa. Ms. Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco|Centro de Educação Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação|Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Prática PedagógicaE-mail | alarmo@uol.com.br

Published

15-04-2009

How to Cite

Olivera, A. L. A. R. M. de. (2009). Os estudos culturais e a questão da diferença na educação. Journal Education in Question, 34(20). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942