Os estudos culturais e a questão da diferença na educação

Autores/as

  • Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Olivera

Palabras clave:

Estudos culturais. Educação. Diferença.

Resumen

Este artigo discute as contribuições do campo conhecido como Estudos Culturais para a educação. Chama atenção para o fato de a escola, historicamente, ter organizado seu currículo e suas práticas pedagógicas com base em valores e padrões das culturas hegemônicas e defende o desenvolvimento de teorias e práticas educacionais mais sensíveis às culturas, atentas à relação entre poderes/saberes/identidades, à contingência e à pluralidade do contexto social. Propõe que a escola reconheça e valorize as diferenças e o hibridismo, que incorpore as diversas tradições culturais dos grupos que fazem parte da sociedade, inclusive daqueles que, historicamente, vivem em condição de subordinação − mulheres, negros e negras, homossexuais, pessoas com necessidades especiais, trabalhadores rurais, entre outros.

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Biografía del autor/a

Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Olivera

Profa. Ms. Anna Luiza Araújo Ramos Martins de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco|Centro de Educação Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação|Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Prática PedagógicaE-mail | alarmo@uol.com.br

Publicado

15-04-2009

Cómo citar

Olivera, A. L. A. R. M. de. (2009). Os estudos culturais e a questão da diferença na educação. Educación En Cuestión, 34(20). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3942