Favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência com os recursos da informática

Authors

  • Leila Regina d´ Oliveira de Paula Nunes

Keywords:

Consciência fonológica. Deficiência. Input auditivo.

Abstract

A literatura evidencia a relação de reciprocidade entre aquisição de leitura e escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica. Dificuldades em provas de consciência fonológica são bastante comuns entre crianças com deficiência. Foi conduzido um experimento com o objetivo de avaliar, junto a onze crianças com deficiência intelectual e com paralisia cerebral não oralizadas, os efeitos da exposição ao input auditivo em tarefas de avaliação de quatro habilidades de consciência fonológica: rima, aliteração, síntese silábica e manipulação silábica. A avaliação estatística dos dados, através da Prova de Walsh, mostrou que o recurso da sonorização das opções de respostas favoreceu o desempenho do grupo de participantes em algumas habilidades de consciência fonológica, mas não em outras.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Leila Regina d´ Oliveira de Paula Nunes

Profa. Dra. Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Faculdade de Educação | Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e comunicação de pessoas comdeficiência | E-mail: leilareginanunes@terra.com.br

Published

15-04-2009

How to Cite

Paula Nunes, L. R. d´ O. de. (2009). Favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência com os recursos da informática. Journal Education in Question, 34(20). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3944