Favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência com os recursos da informática

Autores/as

  • Leila Regina d´ Oliveira de Paula Nunes

Palabras clave:

Consciência fonológica. Deficiência. Input auditivo.

Resumen

A literatura evidencia a relação de reciprocidade entre aquisição de leitura e escrita e o desenvolvimento da consciência fonológica. Dificuldades em provas de consciência fonológica são bastante comuns entre crianças com deficiência. Foi conduzido um experimento com o objetivo de avaliar, junto a onze crianças com deficiência intelectual e com paralisia cerebral não oralizadas, os efeitos da exposição ao input auditivo em tarefas de avaliação de quatro habilidades de consciência fonológica: rima, aliteração, síntese silábica e manipulação silábica. A avaliação estatística dos dados, através da Prova de Walsh, mostrou que o recurso da sonorização das opções de respostas favoreceu o desempenho do grupo de participantes em algumas habilidades de consciência fonológica, mas não em outras.

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Biografía del autor/a

Leila Regina d´ Oliveira de Paula Nunes

Profa. Dra. Leila Regina d´Oliveira de Paula Nunes Universidade do Estado do Rio de Janeiro | Faculdade de Educação | Grupo de Pesquisa sobre Linguagem e comunicação de pessoas comdeficiência | E-mail: leilareginanunes@terra.com.br

Publicado

15-04-2009

Cómo citar

Paula Nunes, L. R. d´ O. de. (2009). Favorecendo o desenvolvimento da consciência fonológica em alunos com deficiência com os recursos da informática. Educación En Cuestión, 34(20). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3944