História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor
Keywords:
História em quadrinhos. Literatura. Formação do leitor.Abstract
Apresenta estudo sobre a relevância do diálogo intertextual paródico entre Histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e os contos de fada tradicionais para a formação do leitor. Os dados empíricos são decorrentes da pesquisa “O ensino de leitura: a contribuição das histórias em quadrinhos e da literatura infantil na formação do leitor” em que foram lidos pares de histórias que mantem entre si relação paródica. Revela que a paródia serve de acesso ao patrimônio cultural e literário através de material de leitura que as crianças já dominam os quadrinhos. A leitura comparativa dos gêneros também oferece ao leitor perspectivas diferentes sobre o mesmo enredo: da leveza dos quadrinhos ao drama dos contos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2009
How to Cite
Amarilha, M. (2009). História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor. Journal Education in Question, 36(22). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3967
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.