História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor
Palabras clave:
História em quadrinhos. Literatura. Formação do leitor.Resumen
Apresenta estudo sobre a relevância do diálogo intertextual paródico entre Histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e os contos de fada tradicionais para a formação do leitor. Os dados empíricos são decorrentes da pesquisa “O ensino de leitura: a contribuição das histórias em quadrinhos e da literatura infantil na formação do leitor” em que foram lidos pares de histórias que mantem entre si relação paródica. Revela que a paródia serve de acesso ao patrimônio cultural e literário através de material de leitura que as crianças já dominam os quadrinhos. A leitura comparativa dos gêneros também oferece ao leitor perspectivas diferentes sobre o mesmo enredo: da leveza dos quadrinhos ao drama dos contos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2009
Cómo citar
Amarilha, M. (2009). História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor. Educación En Cuestión, 36(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3967
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.