História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor

Autores/as

  • Marly Amarilha

Palabras clave:

História em quadrinhos. Literatura. Formação do leitor.

Resumen

Apresenta estudo sobre a relevância do diálogo intertextual paródico entre Histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e os contos de fada tradicionais para a formação do leitor. Os dados empíricos são decorrentes da pesquisa “O ensino de leitura: a contribuição das histórias em quadrinhos e da literatura infantil na formação do leitor” em que foram lidos pares de histórias que mantem entre si relação paródica. Revela que a paródia serve de acesso ao patrimônio cultural e literário através de material de leitura que as crianças já dominam os quadrinhos. A leitura comparativa dos gêneros também oferece ao leitor perspectivas diferentes sobre o mesmo enredo: da leveza dos quadrinhos ao drama dos contos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marly Amarilha

Profa. Dra. Marly AmarilhaUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de EducaçãoGrupo de Pesquisa Ensino e LinguagemE-mail | marlyamarilha@yahoo.com.br

Publicado

15-12-2009

Cómo citar

Amarilha, M. (2009). História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor. Educación En Cuestión, 36(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3967