No Recôncavo da Guanabara. Apontamentos sobre escolas, mestres e alunos na Vila de Iguassú (1838-1860)
Keywords:
Nova Iguassu. Escolarização. Corte imperial.Abstract
O presente artigo analisa três aspectos do processo de escolarização, tomando por base municípios e freguesias vizinhos da Corte Imperial. Tais reflexões se concentram no exame dos mecanismos de abertura e distribuição de casas e prédios escolares, nomeação dos docentes, mapeamento dos sujeitos das escolas, relações e tensões existentes, no âmbito das casas escolares, das referidas freguesias e municípios localizados distantes dos grandes centros. Para isso, neste artigo, privilegiamos o exame do processo de escolarização na Vila de Iguassú, cuja sede ficava na Freguesia Nossa Senhora de Iguassú, município hoje conhecido como Nova Iguassu, no Estado do Rio de Janeiro. Nesse movimento, procuramos analisar o caráter dos discursos que emergiram de modo a constituir a escola como um acontecimento e o efeito deles na legitimação da forma escolar de educação nessa região da chamada baixada fluminense.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.