No Recôncavo da Guanabara. Apontamentos sobre escolas, mestres e alunos na Vila de Iguassú (1838-1860)

Autores

  • Jordânia Rocha de Queiroz Guedes
  • José Gonçalves Gondra

Palavras-chave:

Nova Iguassu. Escolarização. Corte imperial.

Resumo

O presente artigo analisa três aspectos do processo de escolarização, tomando por base municípios e freguesias vizinhos da Corte Imperial. Tais reflexões se concentram no exame dos mecanismos de abertura e distribuição de casas e prédios escolares, nomeação dos docentes, mapeamento dos sujeitos das escolas, relações e tensões existentes, no âmbito das casas escolares, das referidas freguesias e municípios localizados distantes dos grandes centros. Para isso, neste artigo, privilegiamos o exame do processo de escolarização na Vila de Iguassú, cuja sede ficava na Freguesia Nossa Senhora de Iguassú, município hoje conhecido como Nova Iguassu, no Estado do Rio de Janeiro. Nesse movimento, procuramos analisar o caráter dos discursos que emergiram de modo a constituir a escola como um acontecimento e o efeito deles na legitimação da forma escolar de educação nessa região da chamada baixada fluminense.

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Biografia do Autor

Jordânia Rocha de Queiroz Guedes

Mestranda Jordânia Rocha de Queiroz GuedesUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | UNIRIO | Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoNúcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação | NEPHENúcleo Estudos e Pesquisa em História da Educação Brasileira | NEPHEBE-mail | jordaniaguedes@yahoo.com.br

José Gonçalves Gondra

Prof. Dr. José Gonçalves GondraUniversidade do Estado do Rio de Janeiro | UERJ(CAPES CNPQ/FAPERJ) | Rio de JaneiroFaculdade de EducaçãoNúcleo de Ensino e Pesquisa em História da Educação | NEPHEE-mail | gondra@oi.com.br

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Publicado

15-12-2009

Como Citar

Guedes, J. R. de Q., & Gondra, J. G. (2009). No Recôncavo da Guanabara. Apontamentos sobre escolas, mestres e alunos na Vila de Iguassú (1838-1860). Revista Educação Em Questão, 36(22). Recuperado de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3970

Edição

Seção

Artigos