A educação na colônia no discurso dos jesuítas: uma perspectiva retrógrada ou adequada aos novos tempos?
Keywords:
Colonização. Educação jesuítica. Modernidade.Abstract
Este trabalho, limitado entre os séculos XVI e XVIII, no Brasil, tem, na conduta dos jesuítas (ações, afirmações, propostas), sua questão principal. O modo de interpretar a natureza, a busca de processos eficientes para resolver problemas práticos, assim como os investimentos em um determinado perfil a ser modelado pela educação nos habitantes da Colônia são os elementos básicos para examinar o grau de modernidade dos jesuítas que para cá vieram. Na identificação dos pressupostos que nortearam as práticas jesuíticas, infere-se o grau de adequação delas à nova forma de viver que se instaura, uma vez que se afastam dos ideais que conformaram, anteriormente, servos, clérigos, cavaleiros e nobres.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.