A educação na colônia no discurso dos jesuítas: uma perspectiva retrógrada ou adequada aos novos tempos?

Autores/as

  • Lizia Helena Nagel

Palabras clave:

Colonização. Educação jesuítica. Modernidade.

Resumen

Este trabalho, limitado entre os séculos XVI e XVIII, no Brasil, tem, na conduta dos jesuítas (ações, afirmações, propostas), sua questão principal. O modo de interpretar a natureza, a busca de processos eficientes para resolver problemas práticos, assim como os investimentos em um determinado perfil a ser modelado pela educação nos habitantes da Colônia são os elementos básicos para examinar o grau de modernidade dos jesuítas que para cá vieram. Na identificação dos pressupostos que nortearam as práticas jesuíticas, infere-se o grau de adequação delas à nova forma de viver que se instaura, uma vez que se afastam dos ideais que conformaram, anteriormente, servos, clérigos, cavaleiros e nobres.

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Biografía del autor/a

Lizia Helena Nagel

Profa. Dra. Lizia Helena NagelCentro Universitário de Maringá | CESUMAR | MaringáGrupo de Pesquisa Transformação Social eEducação nas épocas Antiga e MedievalE-mail | lh.nagel@uol.com.br

Publicado

15-12-2009

Cómo citar

Nagel, L. H. (2009). A educação na colônia no discurso dos jesuítas: uma perspectiva retrógrada ou adequada aos novos tempos?. Educación En Cuestión, 36(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3972