Escolarização para adiantamento da vida humana e social Rio Grande do Norte (1597-1760)
Keywords:
Capitania do Rio Grande. Escolarização. Tempo escolar. Exercício escrito de índios.Abstract
O trabalho discute a época colonial que o Rio Grande do Norte vivenciou no período correspondente a 1597 e 1760, para entender em que medida a escolarização se expressou como necessidade social no decurso do seu ordenamento político, econômico e religioso. E, outrossim, para compreender os princípios pedagógicos que orientaram a escolarização das primeiras letras a cargo de sacerdotes pertencentes à Capitania do Rio Grande. A conquista da Capitania do Rio Grande, por pressupor a sua inserção na lógica da expansão mercantil européia, requereu, gradativamente, a instituição da escolarização coletiva como veículo educativo necessário para o aprendizado da leitura, da escrita, da aritmética, da reza, da gramática latina, além de constituir instrumento primordial para disciplinar as novas gerações para o viver socialmente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.