Escolarização para adiantamento da vida humana e social Rio Grande do Norte (1597-1760)

Autores/as

  • Marta Maria de Araujo

Palabras clave:

Capitania do Rio Grande. Escolarização. Tempo escolar. Exercício escrito de índios.

Resumen

O trabalho discute a época colonial que o Rio Grande do Norte vivenciou no período correspondente a 1597 e 1760, para entender em que medida a escolarização se expressou como necessidade social no decurso do seu ordenamento político, econômico e religioso. E, outrossim, para compreender os princípios pedagógicos que orientaram a escolarização das primeiras letras a cargo de sacerdotes pertencentes à Capitania do Rio Grande. A conquista da Capitania do Rio Grande, por pressupor a sua inserção na lógica da expansão mercantil européia, requereu, gradativamente, a instituição da escolarização coletiva como veículo educativo necessário para o aprendizado da leitura, da escrita, da aritmética, da reza, da gramática latina, além de constituir instrumento primordial para disciplinar as novas gerações para o viver socialmente.

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Biografía del autor/a

Marta Maria de Araujo

Profa. Dra. Marta Maria de AraújoUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de Educação | Programa de Pós-Graduação em EducaçãoCoordena o Grupo de Pesquisa Estudos HistóricosE-mail | martaujo@digi.com.br

Publicado

15-12-2009

Cómo citar

Araujo, M. M. de. (2009). Escolarização para adiantamento da vida humana e social Rio Grande do Norte (1597-1760). Educación En Cuestión, 36(22). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3973