Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos: uma leitura a partir dos resultados das provas de Biologia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 a 2008)
Keywords:
Dificuldade na aprendizagem. Ensino médio. Vestibular.Abstract
O estudo das dificuldades na aprendizagemdos conteúdos de Biologia tem como precursoresos trabalhos desenvolvidos por CuberoPérez (1986) e Ayuso e Banet (1996). Oobjetivo desta pesquisa consistiu em identificaras dificuldades na aprendizagem dosconteúdos de Biologia por meio da análisedas provas de múltipla escolha do vestibularda UFRN, reveladas através do baixo Índicede Aproveitamento das questões relativas aosconteúdos conceituais de genética, biotecnologiae citologia. A presença de situaçõescontextualizadas e de elementos não textuais(gráficos, tabelas e ilustrações), nessasquestões, também influenciaram no aumentodo nível de dificuldade para a maioria doscandidatos, reiterando as dificuldades naaprendizagem dos conteúdos procedimentais.Esses resultados sinalizam a necessidadede reformulação dos procedimentos didático-metodológicos durante o ensino dosconteúdos de Biologia ao longo do EnsinoMédio.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-04-2010
How to Cite
Dias, M. A. da S., Núñez, I. B., & Ramos, I. C. de O. (2010). Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos: uma leitura a partir dos resultados das provas de Biologia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 a 2008). Journal Education in Question, 37(23). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3984
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.