Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos: uma leitura a partir dos resultados das provas de Biologia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 a 2008)

Autores/as

  • Márcia Adelino da Silva Dias
  • Isauro Beltrán Núñez
  • Iloneide Carlos de Oliveira Ramos

Palabras clave:

Dificuldade na aprendizagem. Ensino médio. Vestibular.

Resumen

O estudo das dificuldades na aprendizagemdos conteúdos de Biologia tem como precursoresos trabalhos desenvolvidos por CuberoPérez (1986) e Ayuso e Banet (1996). Oobjetivo desta pesquisa consistiu em identificaras dificuldades na aprendizagem dosconteúdos de Biologia por meio da análisedas provas de múltipla escolha do vestibularda UFRN, reveladas através do baixo Índicede Aproveitamento das questões relativas aosconteúdos conceituais de genética, biotecnologiae citologia. A presença de situaçõescontextualizadas e de elementos não textuais(gráficos, tabelas e ilustrações), nessasquestões, também influenciaram no aumentodo nível de dificuldade para a maioria doscandidatos, reiterando as dificuldades naaprendizagem dos conteúdos procedimentais.Esses resultados sinalizam a necessidadede reformulação dos procedimentos didático-metodológicos durante o ensino dosconteúdos de Biologia ao longo do EnsinoMédio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Adelino da Silva Dias

Profa. Dra. Márcia Adelino da Silva DiasUniversidade Estadual da Paraíba | Campina Grande | ParaíbaDepartamento de BiologiaGrupo de Pesquisa em EtnobiologiaE-mail | adelinomarcia@yahoo.com.br

Isauro Beltrán Núñez

Prof. Dr. Isauro Beltrán NúñezUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de EducaçãoGrupo de Pesquisa Formação e Profissionalização DocenteE-mail | isaurobeltran@yahoo.com.br

Iloneide Carlos de Oliveira Ramos

Profa. Dra. Iloneide Carlos de Oliveira RamosUniversidade Federal do Rio Grande do Norte | NatalDepartamento de EstatísticaGrupo de Pesquisa Estatística Aplicada à EducaçãoE-mail | iloneidecarlos@ufrnet.br

Publicado

15-04-2010

Cómo citar

Dias, M. A. da S., Núñez, I. B., & Ramos, I. C. de O. (2010). Dificuldades na aprendizagem dos conteúdos: uma leitura a partir dos resultados das provas de Biologia do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001 a 2008). Educación En Cuestión, 37(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3984