História e crítica reflexiva na
Keywords:
História social. Habitus. Campo.Abstract
Este artigo tem por objetivo contribuir para oaprofundamento das discussões acerca dolugar que a história ocupa no pensamentode Bourdieu e sua contribuição aos historiadorescontemporâneos. Primeiramente,discute-se a possibilidade da emergência deuma ciência social que unifique sociologiae história social, diante da função principalda história, que é a de se constituir comoinstrumento de crítica reflexiva. Em seguida,sistematizam-se e analisam-se diversas pesquisasde Bourdieu nas quais a história socialaparece como instrumento central da análiseempírica. É o caso das suas pesquisassobre a Argélia, em que se analisa a atitudedos camponeses em relação ao espaço etempo. Analisam-se também a estrutura objetivadas lutas sociais e a necessidade de umahistória do esporte. A relação entre habitus ecampo é concebida como dois modos deexigência histórica. Em conclusão, ressaltaseque o ponto de partida das pesquisasde Bourdieu são as condições históricas deprodução das práticas sociais. O passadofunda nossa atitude para compreender o presentee agir sobre ele.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-04-2010
How to Cite
Sousa, A. P. de. (2010). História e crítica reflexiva na. Journal Education in Question, 37(23). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3985
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.