História e crítica reflexiva na

Autores/as

  • Antonio Paulino de Sousa

Palabras clave:

História social. Habitus. Campo.

Resumen

Este artigo tem por objetivo contribuir para oaprofundamento das discussões acerca dolugar que a história ocupa no pensamentode Bourdieu e sua contribuição aos historiadorescontemporâneos. Primeiramente,discute-se a possibilidade da emergência deuma ciência social que unifique sociologiae história social, diante da função principalda história, que é a de se constituir comoinstrumento de crítica reflexiva. Em seguida,sistematizam-se e analisam-se diversas pesquisasde Bourdieu nas quais a história socialaparece como instrumento central da análiseempírica. É o caso das suas pesquisassobre a Argélia, em que se analisa a atitudedos camponeses em relação ao espaço etempo. Analisam-se também a estrutura objetivadas lutas sociais e a necessidade de umahistória do esporte. A relação entre habitus ecampo é concebida como dois modos deexigência histórica. Em conclusão, ressaltaseque o ponto de partida das pesquisasde Bourdieu são as condições históricas deprodução das práticas sociais. O passadofunda nossa atitude para compreender o presentee agir sobre ele.

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Biografía del autor/a

Antonio Paulino de Sousa

Prof. Dr. Antonio Paulino de SousaUniversidade Federal do Maranhão | São LuísDepartamento de Educação II ePrograma de Pós-Graduação em EducaçãoGrupo de Pesquisa Cultura Científica e Produção do ConhecimentoE-mail | antonio.paulino@terra.com.br

Publicado

15-04-2010

Cómo citar

Sousa, A. P. de. (2010). História e crítica reflexiva na. Educación En Cuestión, 37(23). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/3985