A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro
Keywords:
Diversidade cultural. Políticas curriculares. Formação de professores.Abstract
Nas últimas décadas, as desigualdades raciais ganharam destaque na agenda política e assumiram progressiva visibilidade na sociedade e no sistema educacional brasileiro. Situados no contexto em que as políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial têm sido alvo de intenso debate, faremos uma análise das políticas curriculares brasileiras voltadas para a diversidade cultural e relações raciais. Em um segundo momento, examinaremos a implementação de políticas de ações afirmativas para acesso da população negra ao ensino superior. Finalmente, discutiremos o processo de formação de professores em perspectivas interculturais. Nossa opção em analisar as cotas universitárias e a formação de professores se justifica por considerarmos que elas constituem ações interligadas e são de grande relevância na gestão da diversidade cultural no sistema educacional brasileiro.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.