A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro

Autores/as

  • Abdeljalil Akkari
  • Mylene Cristina Santiago

Palabras clave:

Diversidade cultural. Políticas curriculares. Formação de professores.

Resumen

Nas últimas décadas, as desigualdades raciais ganharam destaque na agenda política e assumiram progressiva visibilidade na sociedade e no sistema educacional brasileiro. Situados no contexto em que as políticas públicas voltadas para a promoção da igualdade racial têm sido alvo de intenso debate, faremos uma análise das políticas curriculares brasileiras voltadas para a diversidade cultural e relações raciais. Em um segundo momento, examinaremos a implementação de políticas de ações afirmativas para acesso da população negra ao ensino superior. Finalmente, discutiremos o processo de formação de professores em perspectivas interculturais. Nossa opção em analisar as cotas universitárias e a formação de professores se justifica por considerarmos que elas constituem ações interligadas e são de grande relevância na gestão da diversidade cultural no sistema educacional brasileiro.

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Biografía del autor/a

Abdeljalil Akkari

Prof. Dr. Abdeljalil AkkariUniversidade de Genebra | GenebraFaculdade de Psicologia e Ciências de EducaçãoGrupo de Pesquisa Educação Internacional e ComparadaE-mail | djalil98@mail.com

Mylene Cristina Santiago

Doutoranda Mylene Cristina SantiagoUniversidade Federal do Rio de Janeiro | Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLaboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação | LaPEADE | UFRJE-mail | mylenecs@yahoo.com.br

Publicado

15-08-2010

Cómo citar

Akkari, A., & Santiago, M. C. (2010). A gestão da diversidade cultural no contexto educacional brasileiro. Educación En Cuestión, 38(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4025