Procedimentos para descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas: um estudo a partir de um livro de educação física adaptada

Authors

  • Maria Luiza Salzani Fiorini
  • Eduardo José Manzini

Keywords:

Acessibilidade. Deficiência visual. Descrições e imagens.

Abstract

O presente estudo teve como objetivo geral apresentar um procedimento de descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas, e como objetivo específico apresentar a análise das reformulações sugeridas pelos juízes, a quem foram submetidas as descrições para avaliar o conteúdo do material, e o índice de concordância entre pesquisador e juízes. Os resultados foram obtidos por meio da análise de duas avaliações: 1) índice de concordância ? entre pesquisador com juiz A e B, e juiz A com juiz B, e 2) análise das reformulações sugeridas. Em termos quantitativos, os resultados identificaram que o material descrito alcançou alta fidedignidade. Em termos qualitativos, a fidedignidade alcançada representa a qualidade do material proposto, com descrições bem estruturadas, compostas de escrita equivalente à imagem, cumprindo o propósito de apresentar em texto os elementos presentes em uma figura, que transmitem com eficiência seus significados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maria Luiza Salzani Fiorini

Mestranda Maria Luiza Salzani FioriniUniversidade Estadual Paulista | Campus de MaríliaPrograma de Pós-Graduação em Educação daFaculdade de Filosofia e CiênciasGrupo de Pesquisa Deficiências Físicas e SensoriaisApoio | FAPESPE-mail | mazinhasf@yahoo.com.br

Eduardo José Manzini

Prof. Dr. Eduardo José ManziniUniversidade Estadual Paulista | Campus de MaríliaDepartamento de Educação EspecialGrupo de Pesquisa Deficiências Físicas e SensoriaisE-mail | manzini@marilia.unesp.br

Published

15-08-2010

How to Cite

Fiorini, M. L. S., & Manzini, E. J. (2010). Procedimentos para descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas: um estudo a partir de um livro de educação física adaptada. Journal Education in Question, 38(24). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4031