Procedimentos para descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas: um estudo a partir de um livro de educação física adaptada
Palabras clave:
Acessibilidade. Deficiência visual. Descrições e imagens.Resumen
O presente estudo teve como objetivo geral apresentar um procedimento de descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas, e como objetivo específico apresentar a análise das reformulações sugeridas pelos juízes, a quem foram submetidas as descrições para avaliar o conteúdo do material, e o índice de concordância entre pesquisador e juízes. Os resultados foram obtidos por meio da análise de duas avaliações: 1) índice de concordância ? entre pesquisador com juiz A e B, e juiz A com juiz B, e 2) análise das reformulações sugeridas. Em termos quantitativos, os resultados identificaram que o material descrito alcançou alta fidedignidade. Em termos qualitativos, a fidedignidade alcançada representa a qualidade do material proposto, com descrições bem estruturadas, compostas de escrita equivalente à imagem, cumprindo o propósito de apresentar em texto os elementos presentes em uma figura, que transmitem com eficiência seus significados.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.