Procedimentos para descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas: um estudo a partir de um livro de educação física adaptada

Autores/as

  • Maria Luiza Salzani Fiorini
  • Eduardo José Manzini

Palabras clave:

Acessibilidade. Deficiência visual. Descrições e imagens.

Resumen

O presente estudo teve como objetivo geral apresentar um procedimento de descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas, e como objetivo específico apresentar a análise das reformulações sugeridas pelos juízes, a quem foram submetidas as descrições para avaliar o conteúdo do material, e o índice de concordância entre pesquisador e juízes. Os resultados foram obtidos por meio da análise de duas avaliações: 1) índice de concordância ? entre pesquisador com juiz A e B, e juiz A com juiz B, e 2) análise das reformulações sugeridas. Em termos quantitativos, os resultados identificaram que o material descrito alcançou alta fidedignidade. Em termos qualitativos, a fidedignidade alcançada representa a qualidade do material proposto, com descrições bem estruturadas, compostas de escrita equivalente à imagem, cumprindo o propósito de apresentar em texto os elementos presentes em uma figura, que transmitem com eficiência seus significados.

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Biografía del autor/a

Maria Luiza Salzani Fiorini

Mestranda Maria Luiza Salzani FioriniUniversidade Estadual Paulista | Campus de MaríliaPrograma de Pós-Graduação em Educação daFaculdade de Filosofia e CiênciasGrupo de Pesquisa Deficiências Físicas e SensoriaisApoio | FAPESPE-mail | mazinhasf@yahoo.com.br

Eduardo José Manzini

Prof. Dr. Eduardo José ManziniUniversidade Estadual Paulista | Campus de MaríliaDepartamento de Educação EspecialGrupo de Pesquisa Deficiências Físicas e SensoriaisE-mail | manzini@marilia.unesp.br

Publicado

15-08-2010

Cómo citar

Fiorini, M. L. S., & Manzini, E. J. (2010). Procedimentos para descrição de figuras em texto impresso visando à acessibilidade para pessoas cegas: um estudo a partir de um livro de educação física adaptada. Educación En Cuestión, 38(24). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4031