Diagnóstico das necessidades formativas de professores do ensino médio no contexto das reformas curriculares1
Keywords:
Necessidades formativas. Formação continuada. Teoria da atividade.Abstract
O texto aborda o diagnóstico de necessidadesformativas de professores do ensino
médio para a prática profissional que se configura
como resultado das novas exigências
dos projetos pedagógicos relacionados com
as reformas educacionais que tiveram início
na década de 1990, no Brasil. O estudo,
que toma como fundamento epistemológico
a Teoria da Atividade de A. N. Leontiev, para
se compreender o conceito de necessidades
e sua relação com a formação continuada,
foi desenvolvido com 126 professores das
três áreas de conhecimento do ensino médio
em escolas públicas. Para o levantamento
dos dados, foram usados questionários e discussões
reflexivas em grupo. Os resultados
permitiram estabelecer o grau de desenvolvimento
de onze competências profissionais, as
prioridades de formação dessas competências
em programas de formação continuada,
assim como as estratégias formativas pelas
quais os professores têm preferências. A partir
desses resultados, pode ser pensada e estruturada
a formação como um tipo de atividade
profissional na qual os professores adquirem
centralidade no processo.
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Published
15-06-2011
How to Cite
Ramalho, B. L. R. (2011). Diagnóstico das necessidades formativas de professores do ensino médio no contexto das reformas curriculares1. Journal Education in Question, 40(26). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4041
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Artigos
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