Diagnóstico das necessidades formativas de professores do ensino médio no contexto das reformas curriculares1
Palabras clave:
Necessidades formativas. Formação continuada. Teoria da atividade.Resumen
O texto aborda o diagnóstico de necessidadesformativas de professores do ensino
médio para a prática profissional que se configura
como resultado das novas exigências
dos projetos pedagógicos relacionados com
as reformas educacionais que tiveram início
na década de 1990, no Brasil. O estudo,
que toma como fundamento epistemológico
a Teoria da Atividade de A. N. Leontiev, para
se compreender o conceito de necessidades
e sua relação com a formação continuada,
foi desenvolvido com 126 professores das
três áreas de conhecimento do ensino médio
em escolas públicas. Para o levantamento
dos dados, foram usados questionários e discussões
reflexivas em grupo. Os resultados
permitiram estabelecer o grau de desenvolvimento
de onze competências profissionais, as
prioridades de formação dessas competências
em programas de formação continuada,
assim como as estratégias formativas pelas
quais os professores têm preferências. A partir
desses resultados, pode ser pensada e estruturada
a formação como um tipo de atividade
profissional na qual os professores adquirem
centralidade no processo.
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Publicado
15-06-2011
Cómo citar
Ramalho, B. L. R. (2011). Diagnóstico das necessidades formativas de professores do ensino médio no contexto das reformas curriculares1. Educación En Cuestión, 40(26). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4041
Número
Sección
Artigos
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