As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990
Abstract
Este artigo discute como as noções de empregabilidade e competência foram instituídas como lógica de regulação das relações de trabalho e da formação dos trabalhadores, a partir da década de 1980, como resposta à crise do trabalho prescrito e da escola como formadora da força de trabalho. Mostra a influência que tais noções exerceram sobre as reformas da educação básica e profissional, na década de 1990, bem como as implicações de ambas na política de educação profissional no país. Conclui que tais noções expressariam uma modificação discursiva visando justificar o desemprego, bem como que a adoção de políticas de educação profissional, fundadas em tais noções, não seria suficiente para reduzir a vulnerabilidade ao desemprego, contribuindo, assim, para o aumento ou geração de renda dos beneficiários das ações de educação profissional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.