As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990

Autores/as

  • Francisco José Lima Sales Universidade Federal do Maranhão

Resumen

Este artigo discute como as noções de empregabilidade e competência foram instituídas como lógica de regulação das relações de trabalho e da formação dos trabalhadores, a partir da década de 1980, como resposta à crise do trabalho prescrito e da escola como formadora da força de trabalho. Mostra a influência que tais noções exerceram sobre as reformas da educação básica e profissional, na década de 1990, bem como as implicações de ambas na política de educação profissional no país. Conclui que tais noções expressariam uma modificação discursiva visando justificar o desemprego, bem como que a adoção de políticas de educação profissional, fundadas em tais noções, não seria suficiente para reduzir a vulnerabilidade ao desemprego, contribuindo, assim, para o aumento ou geração de renda dos beneficiários das ações de educação profissional.

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Biografía del autor/a

Francisco José Lima Sales, Universidade Federal do Maranhão

Prof. Dr. Francisco José Lima Sales
Universidade Federal do Maranhão
E-mail | chicodede@gmail.com

Publicado

15-12-2007

Cómo citar

Sales, F. J. L. (2007). As noções de empregabilidade e competência no contexto da reforma da educação profissional no Brasil na década de 1990. Educación En Cuestión, 30(16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4398