Política de formação de professores: variação do lócus de formação e a experiência do CEFET-RN
Abstract
O artigo discute as diretrizes da política de formação inicial de professores implantada no Brasil na década de 1990. Essas diretrizes trouxeram novos direcionamentos e exigências, tanto para as instituições formadoras quanto para a formação docente. Analisa ainda a ampliação e a variação do lócus de formação, criticada pelos educadores por possibilitar modelos diferenciados e flexíveis, que têm levado a uma formação mais técnica e instrumental em detrimento de uma sólida formação teórico-prática. E revela, por outro lado, que de modo geral os Centros Federais de Educação Tecnológica como espaço de formação de professores, priorizaram os aspectos quantitativos, a otimização dos recursos e a instrumentalização da formação mesmo que sob o discurso da qualidade do processo educacional. Diferentemente dessa realidade a operacionalização dessa política no CEFET-RN privilegiou um modelo formativo, que aliou a pesquisa, a extensão e o ensino, garantindo a especificidade de uma sólida formação, a articulação teoria e prática e o senso de investigação, características necessárias à formação de um professor comprometido com a qualidade da educação pública.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.