Política de formação de professores: variação do lócus de formação e a experiência do CEFET-RN

Autores/as

  • Luzimar Barbalho da Silva Centro de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
  • Alda Maria Duarte Araújo Castro Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumen

O artigo discute as diretrizes da política de formação inicial de professores implantada no Brasil na década de 1990. Essas diretrizes trouxeram novos direcionamentos e exigências, tanto para as instituições formadoras quanto para a formação docente. Analisa ainda a ampliação e a variação do lócus de formação, criticada pelos educadores por possibilitar modelos diferenciados e flexíveis, que têm levado a uma formação mais técnica e instrumental em detrimento de uma sólida formação teórico-prática. E revela, por outro lado, que de modo geral os Centros Federais de Educação Tecnológica como espaço de formação de professores, priorizaram os aspectos quantitativos, a otimização dos recursos e a instrumentalização da formação mesmo que sob o discurso da qualidade do processo educacional. Diferentemente dessa realidade a operacionalização dessa política no CEFET-RN privilegiou um modelo formativo, que aliou a pesquisa, a extensão e o ensino, garantindo a especificidade de uma sólida formação, a articulação teoria e prática e o senso de investigação, características necessárias à formação de um professor comprometido com a qualidade da educação pública.

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Biografía del autor/a

Luzimar Barbalho da Silva, Centro de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte

Ms. Luzimar Barbalho da Silva
Centro de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte
Integrante da Base de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação
E-mail | luzimar_1@yahoo.com.br

Alda Maria Duarte Araújo Castro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profª. Drª. Alda Maria Duarte Araújo Castro
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Integrante da Base de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação
E-mail | alda@digi.com.br

Publicado

15-12-2007

Cómo citar

Silva, L. B. da, & Castro, A. M. D. A. (2007). Política de formação de professores: variação do lócus de formação e a experiência do CEFET-RN. Educación En Cuestión, 30(16). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4400