A educação ambiental no cenário da economia informacional globalizada

Authors

  • Francisco Dutra de Macedo Filho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Antônio Cabral Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Educação ambiental. Capitalismo. Ruptura e práxis.

Abstract

Os contínuos e progressivos processos de degradação ambiental decorrentes das transformações originadas a partir da rápida aceleração da ciência e da tecnologia vêm chamando a atenção para a importância da educação  ambiental no atual contexto, marcado por uma economia informacional globalizada. Vislumbra-se que a educação ambiental venha a ser um  mecanismo capaz de desenvolver valores e atitudes calcados em critérios e princípios que orientem os povos para a premente e necessária preservação do meio ambiente em escala global. Este trabalho aborda a perspectiva de uma educação ambiental crítica e emancipadora capaz de, abraçando uma nova  causa totalmente contrária aos imperativos da dinâmica da produção e reprodução capitalista, vir a contribuir com o propósito de assegurar a eqüidade social e a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida para as presentes e futuras gerações.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Francisco Dutra de Macedo Filho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Francisco Dutra de Macedo Filho
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação | UFRN
Linha de Pesquisa Política e Práxis da Educação
E-mail | fdutra@digizap.com.br

Antônio Cabral Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Prof. Dr. Antônio Cabral Neto
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Linha de Pesquisa Política e Práxis da Educação
E-mail | cabraln@ufrnet.br

Published

15-08-2007

How to Cite

Macedo Filho, F. D. de, & Cabral Neto, A. (2007). A educação ambiental no cenário da economia informacional globalizada. Journal Education in Question, 29(15). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4455