A biblioteca do ensino intuitivo e o ensino de ciências na escola primária brasileira: 1880-1900
Keywords:
História da educação. Ensino de ciências. Livros didáticos. Ensino intuitivo.Abstract
O trabalho discute a importância do ensino de Ciências na escola primária brasileira no último quartel do século XIX, tendo como foco de análise os livros didáticos de Ciências que surgiram depois da reforma educacional de 1878, do Ministro Carlos Leôncio de Carvalho, e o Parecer de 1883, de Rui Barbosa. O trabalho relata primeiro as idéias prevalecentes no exterior e debatidas no Brasil sobre o papel e a maneira de ensinar as ciências na escola primária. Segue com uma discussão de livros-didáticos de Ciências Naturais divulgados no Brasil, e, particularmente, da coletânea de livros intitulada Biblioteca do Ensino Intuitivo — As Sciencias Naturaes. Os livros, destinados para o ensino primário, foram escritos por eminentes autores ingleses e publicados na Inglaterra e nos Estados Unidos sob o título Science Primers. A coletânea foi traduzida para o português e adaptada para o ensino brasileiro na década de 1880 e 1890.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-06-2007
How to Cite
Lorenz, K. M. (2007). A biblioteca do ensino intuitivo e o ensino de ciências na escola primária brasileira: 1880-1900. Journal Education in Question, 28(14). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4462
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.