A biblioteca do ensino intuitivo e o ensino de ciências na escola primária brasileira: 1880-1900
Palabras clave:
História da educação. Ensino de ciências. Livros didáticos. Ensino intuitivo.Resumen
O trabalho discute a importância do ensino de Ciências na escola primária brasileira no último quartel do século XIX, tendo como foco de análise os livros didáticos de Ciências que surgiram depois da reforma educacional de 1878, do Ministro Carlos Leôncio de Carvalho, e o Parecer de 1883, de Rui Barbosa. O trabalho relata primeiro as idéias prevalecentes no exterior e debatidas no Brasil sobre o papel e a maneira de ensinar as ciências na escola primária. Segue com uma discussão de livros-didáticos de Ciências Naturais divulgados no Brasil, e, particularmente, da coletânea de livros intitulada Biblioteca do Ensino Intuitivo — As Sciencias Naturaes. Os livros, destinados para o ensino primário, foram escritos por eminentes autores ingleses e publicados na Inglaterra e nos Estados Unidos sob o título Science Primers. A coletânea foi traduzida para o português e adaptada para o ensino brasileiro na década de 1880 e 1890.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-06-2007
Cómo citar
Lorenz, K. M. (2007). A biblioteca do ensino intuitivo e o ensino de ciências na escola primária brasileira: 1880-1900. Educación En Cuestión, 28(14). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4462
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.