Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
Keywords:
Educação. Formação de professores. Questão racial. Preconceito. Reprodução.Abstract
Este artigo trata da formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Como também se volta para a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. Utiliza-se como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólico. Este texto evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação – planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Nele argumenta-se ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2006
How to Cite
Coelho, W. de N. B. (2006). Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989. Journal Education in Question, 27(13). Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4493
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.