Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989

Autores/as

  • Wilma de Nazaré Baía Coelho Universidade Federal do Pará

Palabras clave:

Educação. Formação de professores. Questão racial. Preconceito. Reprodução.

Resumen

Este artigo trata da formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Como também se volta para a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. Utiliza-se como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólico. Este texto evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação – planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Nele argumenta-se ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula.

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Biografía del autor/a

Wilma de Nazaré Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho
Universidade Federal do Pará
Colaboradora da Graduação da Universidade da Amazônia
Grupos de Pesquisa sobre Constituição do Sujeito, Cultura e Educação e
Estudos sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais
E-mail | wilmacoelho@yahoo.com.br

Publicado

15-12-2006

Cómo citar

Coelho, W. de N. B. (2006). Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989. Educación En Cuestión, 27(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4493