Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989
Palabras clave:
Educação. Formação de professores. Questão racial. Preconceito. Reprodução.Resumen
Este artigo trata da formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Como também se volta para a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. Utiliza-se como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólico. Este texto evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação – planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Nele argumenta-se ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-12-2006
Cómo citar
Coelho, W. de N. B. (2006). Relações étnico-raciais e formação de professores: uma reflexão sobre a docência no Estado do Pará, 1970-1989. Educación En Cuestión, 27(13). Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4493
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.