A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação

Authors

  • Terezinha Petrucia da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosie Marie Nascimento de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Keywords:

Corpo. Pedagogia. Disciplina. Estesia.

Abstract

Este ensaio caracteriza-se como um escrito de natureza filosófica no qual apresentamos uma reflexão sobre determinados tabus que configuram a relação com o corpo na cultura ocidental. Considerando as relações entre o corpo e os processos históricos, percebemos diferentes formas de controle, de interdição e de transgressão das normas sociais. Com base nessa relação, interrogamos o modo como a visão, o contato e a flexibilidade constituem-se como formas de educação do corpo. Identificar esses dispositivos nos permitirá refletir sobre as relações entre corpo e educação, ampliando possibilidades de diálogo para além do aspecto instrumental que por vezes tem caracterizado essas relações. Considerando a educação como projeto humano e social, a estesia apresenta-se como possibilidade de compreendermos o corpo e a experiência sensível a partir de outros parâmetros epistemológicos, os quais
podem desencadear novas experiências na educação contemporânea.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Terezinha Petrucia da Nóbrega
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
E-mail | pnobrega@ufrnet.br

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rosie Marie Nascimento de Medeiros
Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação
Grupo de Estudos sobre Corpo e Cultura de Movimento
Email | marie.medeiros@gmail.com

Published

15-08-2006

How to Cite

Nóbrega, T. P. da, & Medeiros, R. M. N. de. (2006). A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação. Journal Education in Question, 26(12), 51–68. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4505