A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação
Keywords:
Corpo. Pedagogia. Disciplina. Estesia.Abstract
Este ensaio caracteriza-se como um escrito de natureza filosófica no qual apresentamos uma reflexão sobre determinados tabus que configuram a relação com o corpo na cultura ocidental. Considerando as relações entre o corpo e os processos históricos, percebemos diferentes formas de controle, de interdição e de transgressão das normas sociais. Com base nessa relação, interrogamos o modo como a visão, o contato e a flexibilidade constituem-se como formas de educação do corpo. Identificar esses dispositivos nos permitirá refletir sobre as relações entre corpo e educação, ampliando possibilidades de diálogo para além do aspecto instrumental que por vezes tem caracterizado essas relações. Considerando a educação como projeto humano e social, a estesia apresenta-se como possibilidade de compreendermos o corpo e a experiência sensível a partir de outros parâmetros epistemológicos, os quaispodem desencadear novas experiências na educação contemporânea.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-08-2006
How to Cite
Nóbrega, T. P. da, & Medeiros, R. M. N. de. (2006). A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação. Journal Education in Question, 26(12), 51–68. Retrieved from https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4505
Issue
Section
Artigos
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.