A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação

Autores/as

  • Terezinha Petrucia da Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosie Marie Nascimento de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palabras clave:

Corpo. Pedagogia. Disciplina. Estesia.

Resumen

Este ensaio caracteriza-se como um escrito de natureza filosófica no qual apresentamos uma reflexão sobre determinados tabus que configuram a relação com o corpo na cultura ocidental. Considerando as relações entre o corpo e os processos históricos, percebemos diferentes formas de controle, de interdição e de transgressão das normas sociais. Com base nessa relação, interrogamos o modo como a visão, o contato e a flexibilidade constituem-se como formas de educação do corpo. Identificar esses dispositivos nos permitirá refletir sobre as relações entre corpo e educação, ampliando possibilidades de diálogo para além do aspecto instrumental que por vezes tem caracterizado essas relações. Considerando a educação como projeto humano e social, a estesia apresenta-se como possibilidade de compreendermos o corpo e a experiência sensível a partir de outros parâmetros epistemológicos, os quais
podem desencadear novas experiências na educação contemporânea.

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Biografía del autor/a

Terezinha Petrucia da Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. Terezinha Petrucia da Nóbrega
Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
E-mail | pnobrega@ufrnet.br

Rosie Marie Nascimento de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Rosie Marie Nascimento de Medeiros
Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação
Grupo de Estudos sobre Corpo e Cultura de Movimento
Email | marie.medeiros@gmail.com

Publicado

15-08-2006

Cómo citar

Nóbrega, T. P. da, & Medeiros, R. M. N. de. (2006). A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação. Educación En Cuestión, 26(12), 51–68. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4505