A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação
Palabras clave:
Corpo. Pedagogia. Disciplina. Estesia.Resumen
Este ensaio caracteriza-se como um escrito de natureza filosófica no qual apresentamos uma reflexão sobre determinados tabus que configuram a relação com o corpo na cultura ocidental. Considerando as relações entre o corpo e os processos históricos, percebemos diferentes formas de controle, de interdição e de transgressão das normas sociais. Com base nessa relação, interrogamos o modo como a visão, o contato e a flexibilidade constituem-se como formas de educação do corpo. Identificar esses dispositivos nos permitirá refletir sobre as relações entre corpo e educação, ampliando possibilidades de diálogo para além do aspecto instrumental que por vezes tem caracterizado essas relações. Considerando a educação como projeto humano e social, a estesia apresenta-se como possibilidade de compreendermos o corpo e a experiência sensível a partir de outros parâmetros epistemológicos, os quaispodem desencadear novas experiências na educação contemporânea.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
15-08-2006
Cómo citar
Nóbrega, T. P. da, & Medeiros, R. M. N. de. (2006). A visão, o contato, a flexibilidade: reflexões sobre corpo e educação. Educación En Cuestión, 26(12), 51–68. Recuperado a partir de https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/4505
Número
Sección
Artigos
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.