Sexualidade infantil, gênero e uma educação a contrapelo

Authors

  • Virginia Georg Schindhelm Universidade Federal Fluminense
  • Marcia Nico Evangelista Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5107

Keywords:

Educação da infância. Gênero e sexualidade. Teses de Benjamin.

Abstract

O artigo dialoga com o desafio de trabalhar os temas gênero e sexualidade na educação da infância como construções sociais polêmicas pela multiplicidade de visões, crenças, tabus, interditos e valores dos que convivem na escola. Assim, buscamos: (1) dialogar com Benjamin e estudiosos da infância, gênero e sexualidade; (2) participar do cotidiano de duas escolas fluminenses, onde os sujeitos das histórias narram suas experiências; (3) registrar e construir dados empíricos para a pesquisa de doutoramento. Os resultados (1) desvelaram ocultamentos e silenciamentos sobre as temáticas; (2) expuseram experiências inusitadas do(a)s educadore(a)s e decisões com incertezas, singularidades e conflito de valores; (3) evidenciaram falas marcadas por angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelaram (des)conhecimentos da equipe pedagógica sobre gênero e sexualidade infantil.

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Author Biographies

Virginia Georg Schindhelm, Universidade Federal Fluminense

Profa. Dra. Virginia Georg Schindhelm
Universidade Federal Fluminense | Niterói
Faculdade de Educação
Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação Superior | NEPES
Grupo de Estudos e Pesquisas com Crianças e Infâncias | GEPECI
Email | psicovir@terra.com.br

Marcia Nico Evangelista, Universidade Federal Fluminense

Profa. Doutoranda Marcia Nico Evangelista
Universidade Federal Fluminense
Programa de Pós-Graduação em Educação
Supervisora Pedagógica da Fundação Municipal de Educação de 
Niterói
Coordenação de Supervisão Escolar das escolas de educação infantil de Niterói
Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação Superior | NEPES
E-mail | marcianico@gmail.com

Published

15-04-2013

How to Cite

Schindhelm, V. G., & Evangelista, M. N. (2013). Sexualidade infantil, gênero e uma educação a contrapelo. Journal Education in Question, 45(31). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5107