Sexualidade infantil, gênero e uma educação a contrapelo
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5107Palabras clave:
Educação da infância. Gênero e sexualidade. Teses de Benjamin.Resumen
O artigo dialoga com o desafio de trabalhar os temas gênero e sexualidade na educação da infância como construções sociais polêmicas pela multiplicidade de visões, crenças, tabus, interditos e valores dos que convivem na escola. Assim, buscamos: (1) dialogar com Benjamin e estudiosos da infância, gênero e sexualidade; (2) participar do cotidiano de duas escolas fluminenses, onde os sujeitos das histórias narram suas experiências; (3) registrar e construir dados empíricos para a pesquisa de doutoramento. Os resultados (1) desvelaram ocultamentos e silenciamentos sobre as temáticas; (2) expuseram experiências inusitadas do(a)s educadore(a)s e decisões com incertezas, singularidades e conflito de valores; (3) evidenciaram falas marcadas por angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelaram (des)conhecimentos da equipe pedagógica sobre gênero e sexualidade infantil.
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