Nietzsche: tradição filosófica e educação

Authors

  • Clenio Lago Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5109

Keywords:

Nietzsche. Tradição filosófica. Educação.

Abstract

O emergir de Nietzsche no debate filosófico e educacional contemporâneos promoveu a necessidade de uma nova rearticulação da tradição filosófica e educacional, visto que seu pensamento lança e dá força ao paradigma estético, conferindo espaço às diversidades, desde a contraposição entre Apolo e Dionisio, dois grandes princípios artísticos estruturadores da cultura ocidental. Porém, a estimulação ininterrupta pela qual descambou a estética impossibilita e até impede a sensibilidade reflexiva. Assim, perguntando sobre o impacto do pensamento de Nietzsche na tradição filosófica em meio aos desafios contemporâneos, revisitaram-se e apresentaram-se as bases e os propósitos da estética nietzscheana, as implicações na educação, evidenciando o erro em ficarmos presos a um telos previamente definido. Ao mesmo tempo, chama a atenção para a rearticulação de tais fins em meio ao dinamismo da realidade, tornando imprescindível a dimensão estética como condição humana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Clenio Lago, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Prof. Dr. Clenio Lago
Universidade do Oeste de Santa Catarina | UNOESC| Joaçaba
Programa de Pós-Graduação em Educação
Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino
E-mail | cleniolago@yahoo.com.br
E-mail | clenio.lago@unoesc.edu.br

Published

15-04-2013

How to Cite

Lago, C. (2013). Nietzsche: tradição filosófica e educação. Journal Education in Question, 45(31). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5109