Nietzsche: tradição filosófica e educação

Autores/as

  • Clenio Lago Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5109

Palabras clave:

Nietzsche. Tradição filosófica. Educação.

Resumen

O emergir de Nietzsche no debate filosófico e educacional contemporâneos promoveu a necessidade de uma nova rearticulação da tradição filosófica e educacional, visto que seu pensamento lança e dá força ao paradigma estético, conferindo espaço às diversidades, desde a contraposição entre Apolo e Dionisio, dois grandes princípios artísticos estruturadores da cultura ocidental. Porém, a estimulação ininterrupta pela qual descambou a estética impossibilita e até impede a sensibilidade reflexiva. Assim, perguntando sobre o impacto do pensamento de Nietzsche na tradição filosófica em meio aos desafios contemporâneos, revisitaram-se e apresentaram-se as bases e os propósitos da estética nietzscheana, as implicações na educação, evidenciando o erro em ficarmos presos a um telos previamente definido. Ao mesmo tempo, chama a atenção para a rearticulação de tais fins em meio ao dinamismo da realidade, tornando imprescindível a dimensão estética como condição humana.

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Biografía del autor/a

Clenio Lago, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Prof. Dr. Clenio Lago
Universidade do Oeste de Santa Catarina | UNOESC| Joaçaba
Programa de Pós-Graduação em Educação
Grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino
E-mail | cleniolago@yahoo.com.br
E-mail | clenio.lago@unoesc.edu.br

Publicado

15-04-2013

Cómo citar

Lago, C. (2013). Nietzsche: tradição filosófica e educação. Educación En Cuestión, 45(31). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v45n31ID5109