Qualidade da educação e política de remuneração docente: quais as implicações dessa relação?

Authors

  • Adriana Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Savana Diniz Gomes Melo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5128

Keywords:

Política educacional. Qualidade da educação. Remuneração docente.

Abstract

Este artigo versa sobre a remuneração docente como um dos aspectos que compõem as condições de trabalho do professor e defende que se trata de item de suma importância para a qualidade da educação, embora não seja exclusivo. Para discutir esse argumento, o artigo está organizado em três partes. A primeira apresenta o debate sobre a qualidade da educação e a política de valorização docente, com destaque para a remuneração, abordando tanto aspectos conceituais como legais, além de pesquisas acadêmicas. A segunda discute alguns dados de pesquisa sobre o Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (2010), com destaque para a remuneração e carreira docente. A terceira parte do artigo se dedica a apresentar algumas considerações finais, apontando contradições, limites e desafios postos às políticas educativas no contexto atual. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Adriana Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Adriana Duarte
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação
Vice-coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política
Educacional e Trabalho Docente | GESTRADO/FAE/UFMG
E-mail | driduarte58@gmail.com

Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Savana Diniz Gomes Melo
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho
Docente | GESTRADO/FAE/UFMG
E-mail | sdgmufmg@gmail.com

Published

15-08-2013

How to Cite

Duarte, A., & Melo, S. D. G. (2013). Qualidade da educação e política de remuneração docente: quais as implicações dessa relação?. Journal Education in Question, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5128