Qualidade da educação e política de remuneração docente: quais as implicações dessa relação?

Autores/as

  • Adriana Duarte Universidade Federal de Minas Gerais
  • Savana Diniz Gomes Melo Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5128

Palabras clave:

Política educacional. Qualidade da educação. Remuneração docente.

Resumen

Este artigo versa sobre a remuneração docente como um dos aspectos que compõem as condições de trabalho do professor e defende que se trata de item de suma importância para a qualidade da educação, embora não seja exclusivo. Para discutir esse argumento, o artigo está organizado em três partes. A primeira apresenta o debate sobre a qualidade da educação e a política de valorização docente, com destaque para a remuneração, abordando tanto aspectos conceituais como legais, além de pesquisas acadêmicas. A segunda discute alguns dados de pesquisa sobre o Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil (2010), com destaque para a remuneração e carreira docente. A terceira parte do artigo se dedica a apresentar algumas considerações finais, apontando contradições, limites e desafios postos às políticas educativas no contexto atual. 

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Biografía del autor/a

Adriana Duarte, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Adriana Duarte
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação
Vice-coordenadora do Grupo de Estudos sobre Política
Educacional e Trabalho Docente | GESTRADO/FAE/UFMG
E-mail | driduarte58@gmail.com

Savana Diniz Gomes Melo, Universidade Federal de Minas Gerais

Profa. Dra. Savana Diniz Gomes Melo
Universidade Federal de Minas Gerais
Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação
Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho
Docente | GESTRADO/FAE/UFMG
E-mail | sdgmufmg@gmail.com

Publicado

15-08-2013

Cómo citar

Duarte, A., & Melo, S. D. G. (2013). Qualidade da educação e política de remuneração docente: quais as implicações dessa relação?. Educación En Cuestión, 46(32). https://doi.org/10.21680/1981-1802.2013v46n32ID5128