Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas

Authors

  • Domingos Leite Lima Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7177

Keywords:

Educação superior. Educação profissional. Políticas educacionais.

Abstract

O texto analisa a expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil no período de 1995 a 2014. Procedeu-se à análise documental e revisão bibliográfica da temática e adotou-se o referencial teórico-metodológico do materialismo histórico para identificar o sentido e significado desse movimento de expansão no contexto neoliberal de redefinição do papel do Estado. Constatou-se que as políticas educacionais que realizam essa expansão apresentam elementos de continuidade que evidenciam o processo de privatização mediante a utilização do financiamento público e de formas de regulação do Estado para induzir o fortalecimento do mercado educacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Domingos Leite Lima Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho, Educação e Tecnologia | GETET

Email | domingos@utfpr.edu.br

References

BITTAR, Mariluce; RUAS, Claudia Mara Stapani. Expansão da educação superior no Brasil e a formação dos oligopólios ? hegemonia do privado mercantil. Eccos Revista Científica, São Paulo, n. 29, p. 115-133, set./dez. 2012.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27.833,

BRASIL. Decreto nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o parágrafo 2o do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 18 abr. 1997, Seção 1, p. 7760.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 9 de janeiro de 2001.Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2001, Seção 1, p. 1.Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 25 ago. 2014.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e da educação nacional e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 jul. 2004, Seção 1, p. 18. Disponível em:http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20042006/2004/decreto/d5154.htm. Acesso em: 10 ago. 2014.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014.Aprova o Plano Nacional de Educação ? PNE e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, Edição extra 26 jun 2014, Seção 1, p. 1. Disponível em:http:// www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicaca- ooriginal-144468-pl.html. Acesso em: 25 ago. 2014.

BRASIL. Parecer n. 15, de 1 de junho de 1998.Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, 1998. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil.cnte.org. br:8080/legislacao-externo/rest/lei/49/pdf. Acesso em: 25 ago. 2014

BRASIL. Parecer n. 16, de 5 de outubro de 1999. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 1999. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 26 nov. 199, Seção 1, p. 229. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1999/pceb016_99.pdf. Acesso em: 25 ago. 2014

BRASIL. Ministério da Educação. Educação profissional e o PRONATEC. Secretaria de Educação Profissional e Tecnologia. Diretoria de Integração das Redes de EPT (apresen- tação). Fortaleza, 2013. Disponível em: http://www.cee.ce.gov.br/phocadownload/ apresentacoes/ppt-forumcee-fortaleza-03-06-13-v2.pdf. Acesso em: 1º set. 2014

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação básica ?resumo técnico, 2012. Disponível em: http:// www.inep.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2014.

BRASIL. Sinopses estatísticas do censo da educação superior: 2013. Brasília: MEC. Disponível em: http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp. Acesso em: 10 fev. 2014.

BRASIL. MEC. Secretaria Executiva. Subsecretaria de Planejamento e Orçamento. Relatório de avaliação ? plano plurianual ? 2008-2011. Brasília, MEC, 2012. (Avaliação setorial. Exercício 2012. Ano base 2011). Disponível em:http://www.mec.gov.br. Acesso em: 25 ago. 2014.

CATANI, Afrânio Mendes; OLIVEIRA, João Ferreira de. As políticas de diversificação e diferenciação da educação superior no Brasil: alterações no sistema e nas universidades públicas. In: SGUISSARDI, Valdemar (Org.). Educação superior: velhos e novos desafios. São Paulo: Xamã, 2000.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 5-15, set./dez. 2003.

DOURADO, Luis Fernandes. Reforma do Estado e as políticas para o ensino superior no Brasil nos anos 90. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 234-252, set. 2002.

DOURADO, Luis Fernandes. Políticas e gestão da educação superior no Brasil: múltiplas regulações e controle. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Recife, v. 27, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2011.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

KROTON. Comunicado ao mercado. 2014. Disponível em:http://ri.kroton.com.br/kro- ton2010/web/mobile/conteudo_mobile.asp?tipo=32868&id=188648&idioma=0&co nta=28. Acesso em: 22 abr. 2014.

KROTON. Nossos cursos. Cursos técnicos. 2014a. Disponível em:http://www.guiapronatec. com.br/perguntas-frequentes/. Acesso em: 22 abr. 2014.

LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma da educação profissional no Brasil nos anos noventa. 2002. 380f. Tese (Doutorado em Educação)? Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

LIMA FILHO, Domingos Leite. Impactos das recentes políticas de educação e formação profissional. Perspectiva, Florianópolis, v. 20, n. 02, p. 269-301, jul./dez.2002a.

LIMA FILHO, Domingos Leite. A Universidade Tecnológica entre o público e o privado: pragmatismo e determi- nismo tecnológico na reforma da educação superior. In: SILVA JÚNIOR, João dos Reis (Org.). O pragmatismo como fundamento das reformas educacionais no Brasil. São Paulo: Átomo & Alínea, 2007.

LIMA FILHO, Domingos Leite. Contribuição para a análise de reformas educacionais: teoria e ideologia sob a hegemonia do Estado neoliberal. In: TUMOLO, Paulo Sérgio; BATISTA, Roberto Leme (Org.). Trabalho, economia e educação: perspectivas do capitalismo global. Maringá: Práxis, 2008.

LIMA FILHO, Domingos Leite. O PROEJA em construção: enfrentando desafios políticos e pedagógicos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p.109-127, jan./abr. 2010.

MARCUSE, Herbert. La angustia de Prometeo (25 tesis sobre técnica y sociedad). El viejo topo, Barcelona, n. 37, p. 43-44, oct.1979.

MÉSZÁROS, István. Educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005. MORAES, Maria Célia Marcondes. O renovado conservadorismo da agenda pós-moderna. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 122, p. 337-357, maio/ago. 2004.

NEW EDUCATION. Seminário PRONATEC. Por que montar uma escola técnica. 2014. Disponível em:http://www.neweducation.com.br/. Acesso em: 22 ago. 2014.

OLIVEIRA, Francisco. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.

KROTON cria unidade de negócios para ensino técnico. Revista Exame. São Paulo, 8 ago. 2013. Disponível em:http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/kroton-cria-unidade-de-negocios-para-ensino-tecnico-2. Acesso em: 22 abr. 2014.

SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

SHIROMA, Eneida Oto; LIMA FILHO, Domingos Leite. Trabalho docente na educação pro- fissional e tecnológica e no PROEJA. Educação & Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 725-743, jul./set. 2011.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis; SGUISSARDI, Valdemar. Novas faces da educação superior no Brasil: reformas do Estado e mudanças na produção. Bragança Paulista: EDUSF, 1999.

SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Reforma da educação superior no Brasil: renúncia do Estado e privatização do público. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 2, p. 81-110, 2000.

SOBRINHO, José Dias. Avaliação da educação superior: regulação e emancipação. Avaliação: Revista da Rede de Avaliação Institucional da Educação Superior, Sorocaba, v. 8, n. 1, p. 31-47, mar.2003.

Published

15-04-2015

How to Cite

Lima Filho, D. L. (2015). Expansão da educação superior e da educação profissional no Brasil: tensões e perspectivas. Journal Education in Question, 51(37), 195–223. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7177