O discurso da qualidade em periódicos internacionais e nacionais: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7179Keywords:
Educação superior. Qualidade. Avaliação.Abstract
O artigo faz uma síntese sobre os conceitos de qualidade na educação superior, veiculados em periódicos nacionais e internacionais. Utiliza a metodologia da pesquisa bibliográfica para identificar a concepção de qualidade implícita ou explícita nos periódicos selecionados. Destaca que, nos periódicos europeus, a qualidade da educação está intimamente vinculada à constituição da Comunidade Europeia e do Processo de Bolonha. Afirma que, nos periódicos latinos, há uma tendência a associar qualidade da educação à avaliação e à formação para o mercado de trabalho, enquanto, nos periódicos brasileiros, a qualidade é vista como estratégia de controle e regulação exercida pelo Estado, especialmente por meio da avaliação.
Downloads
References
ACIOLI, Adenize Costa; OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de. A qualidade do ensino superior no contexto latino americano: uma contribuição a partir dos textos publicados pela Revista Calidad en la Educación. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
BORGES, Regilson Maciel; BOTIGLIERI, Pamela Cristina. Qualidade, avaliação e educa- ção superior: um estudo da produção dos Cadernos CEDES (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
DOURADO, Luiz Fernandes;OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspecti- vas e desafios. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.
ENGUITA, Mariano Fernandes. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.
FREITAS, Luiz Carlos. Qualidade negociada: avaliação e contraregulação na escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p. 911-933, out. 2005.
ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros. Avaliação e qualidade na educação: uma visita à discussão francesa. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1CD ROM.
SANTOS, Joelma dos; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime. A qualidade da educação superior: uma análise sobre o discurso da revista Policy Futures in Education (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
SEIFFERT, Otilia; RUIZ MORENO, Lidia; ABDALLA, Ively; ABENSUR, Patricia; LIMEIRA, Polyana. Qualidade e avaliação da educação superior: análise de produções científicas.In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1 CD ROM.
SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime. O discurso da avaliação e da qualidade da educação superior na imprensa científica: um estudo da revista Educação & Sociedade (2004-2012).In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
TAVARES, Maria das Graças Medeiros; PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque; CORREIA, Dávilla Camila da Silva. Avaliação e qualidade da educação superior sob a ótica da cultura da performatividade: uma análise da produção da revista ensaio no período pós-SINAES ? 2004/2012. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.