O discurso da qualidade em periódicos internacionais e nacionais: uma análise crítica
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7179Palabras clave:
Educação superior. Qualidade. Avaliação.Resumen
O artigo faz uma síntese sobre os conceitos de qualidade na educação superior, veiculados em periódicos nacionais e internacionais. Utiliza a metodologia da pesquisa bibliográfica para identificar a concepção de qualidade implícita ou explícita nos periódicos selecionados. Destaca que, nos periódicos europeus, a qualidade da educação está intimamente vinculada à constituição da Comunidade Europeia e do Processo de Bolonha. Afirma que, nos periódicos latinos, há uma tendência a associar qualidade da educação à avaliação e à formação para o mercado de trabalho, enquanto, nos periódicos brasileiros, a qualidade é vista como estratégia de controle e regulação exercida pelo Estado, especialmente por meio da avaliação.
Descargas
Citas
ACIOLI, Adenize Costa; OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de. A qualidade do ensino superior no contexto latino americano: uma contribuição a partir dos textos publicados pela Revista Calidad en la Educación. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
BORGES, Regilson Maciel; BOTIGLIERI, Pamela Cristina. Qualidade, avaliação e educa- ção superior: um estudo da produção dos Cadernos CEDES (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
DOURADO, Luiz Fernandes;OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspecti- vas e desafios. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.
ENGUITA, Mariano Fernandes. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.
FREITAS, Luiz Carlos. Qualidade negociada: avaliação e contraregulação na escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p. 911-933, out. 2005.
ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros. Avaliação e qualidade na educação: uma visita à discussão francesa. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1CD ROM.
SANTOS, Joelma dos; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime. A qualidade da educação superior: uma análise sobre o discurso da revista Policy Futures in Education (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
SEIFFERT, Otilia; RUIZ MORENO, Lidia; ABDALLA, Ively; ABENSUR, Patricia; LIMEIRA, Polyana. Qualidade e avaliação da educação superior: análise de produções científicas.In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1 CD ROM.
SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime. O discurso da avaliação e da qualidade da educação superior na imprensa científica: um estudo da revista Educação & Sociedade (2004-2012).In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
TAVARES, Maria das Graças Medeiros; PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque; CORREIA, Dávilla Camila da Silva. Avaliação e qualidade da educação superior sob a ótica da cultura da performatividade: uma análise da produção da revista ensaio no período pós-SINAES ? 2004/2012. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A la Revista “Educación en Cuestión” se reservan los derechos de autor pertinentes a todos los artículos publicados en ella.
Los autores y coautores de artículos y reseñas, publicados en la Revista “Educación en Cuestión”, tendrán un plazo de, como mínimo, de 1 (uno) año para que puedan someter nuevos trabajos para publicación.