O discurso da qualidade em periódicos internacionais e nacionais: uma análise crítica

Autores

  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos | UFSCar | São Paulo
  • Maria das Graças Medeiros Tavares Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | UNIRIO
  • Andreia da Cunha Malheiros Santana Universidade Estadual de Londrina | UEL

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7179

Palavras-chave:

Educação superior. Qualidade. Avaliação.

Resumo

O artigo faz uma síntese sobre os conceitos de qualidade na educação superior, veiculados em periódicos nacionais e internacionais. Utiliza a metodologia da pesquisa bibliográfica para identificar a concepção de qualidade implícita ou explícita nos periódicos selecionados. Destaca que, nos periódicos europeus, a qualidade da educação está intimamente vinculada à constituição da Comunidade Europeia e do Processo de Bolonha. Afirma que, nos periódicos latinos, há uma tendência a associar qualidade da educação à avaliação e à formação para o mercado de trabalho, enquanto, nos periódicos brasileiros, a qualidade é vista como estratégia de controle e regulação exercida pelo Estado, especialmente por meio da avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos | UFSCar | São Paulo

Prof. Dr. José Carlos Rothen

Universidade Federal de São Carlos | UFSCar | São Paulo

Departamento de Educação

Centro de Educação e Ciências Humanas

Coordenador do Projeto de Pesquisa “Avaliação, expansão e qualidade da educação superior no século XXI: uma análise sobre o conceito de qualidade nos cursos de graduação no período pós-SINAES 2004-2012”

Grupo de Pesquisa “Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior” | POW1

Pesquisador da Rede Universitas/Br

Pesquisador do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | josecarlos@rothen.pro.br

Maria das Graças Medeiros Tavares, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | UNIRIO

Profa. Dra. Maria das Graças Medeiros Tavares

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro | UNIRIO

Escola de Educação

Centro de Ciências Humanas e Sociais

Departamento de Fundamentos da Educação

Vice-Coordenadora do Projeto de Pesquisa Avaliação, expansão e qualidade da educação superior no século XXI: uma análise sobre o conceito de qualidade nos cursos de graduação no período pós-SINAES 2004-2012”

Grupo de Pesquisa “Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação

Superior | POW1

Pesquisadora da Rede Universitas/Br

Pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | graccatavares@uol.com.br

Andreia da Cunha Malheiros Santana, Universidade Estadual de Londrina | UEL

Profa. Dra. Andreia da Cunha Malheiros Santana

Universidade Estadual de Londrina | UEL

Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas

Centro de Letras e Ciências Humanas

Grupo de Estudos e Propostas sobre a Formação do Professor Contemporâneo-UNESP | GEPFEC

Observatório e Pesquisa das Políticas de Avaliação da Educação Superior | POW1

Formação e Ensino em Língua Portuguesa- UEL | FELIP

Pesquisadora da Rede Universitas/Br

Pesquisadora do Observatório da Educação “Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”

E-mail | santanaam@ig.com.br

Referências

ACIOLI, Adenize Costa; OLIVEIRA, Maria Antonieta Albuquerque de. A qualidade do ensino superior no contexto latino americano: uma contribuição a partir dos textos publicados pela Revista Calidad en la Educación. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.

BORGES, Regilson Maciel; BOTIGLIERI, Pamela Cristina. Qualidade, avaliação e educa- ção superior: um estudo da produção dos Cadernos CEDES (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.

DOURADO, Luiz Fernandes;OLIVEIRA, João Ferreira. A qualidade da educação: perspecti- vas e desafios. Caderno Cedes, Campinas, v. 29, n. 78, p. 201-215, maio/ago. 2009.

ENGUITA, Mariano Fernandes. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Neoliberalismo, qualidade total e educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 1994.

FREITAS, Luiz Carlos. Qualidade negociada: avaliação e contraregulação na escola pública. Educação & Sociedade, Campinas, v.26, n.92, p. 911-933, out. 2005.

ROTHEN, José Carlos; SANTANA, Andréia da Cunha Malheiros. Avaliação e qualidade na educação: uma visita à discussão francesa. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1CD ROM.

SANTOS, Joelma dos; SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime. A qualidade da educação superior: uma análise sobre o discurso da revista Policy Futures in Education (2004-2012). In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.

SEIFFERT, Otilia; RUIZ MORENO, Lidia; ABDALLA, Ively; ABENSUR, Patricia; LIMEIRA, Polyana. Qualidade e avaliação da educação superior: análise de produções científicas.In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014. 1 CD ROM.

SILVA, Ana Lucia Calbaiser da; FARIAS, Jaime. O discurso da avaliação e da qualidade da educação superior na imprensa científica: um estudo da revista Educação & Sociedade (2004-2012).In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais...Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.

TAVARES, Maria das Graças Medeiros; PEIXOTO, Ana Lydia Vasco de Albuquerque; CORREIA, Dávilla Camila da Silva. Avaliação e qualidade da educação superior sob a ótica da cultura da performatividade: uma análise da produção da revista ensaio no período pós-SINAES ? 2004/2012. In: SEMINÁRIO NACIONAL UNIVERSITAS/BR, 22; 2014, Natal. Anais... Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014.1 CD ROM.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

15-04-2015

Como Citar

Rothen, J. C., Tavares, M. das G. M., & Santana, A. da C. M. (2015). O discurso da qualidade em periódicos internacionais e nacionais: uma análise crítica. Revista Educação Em Questão, 51(37), 251–273. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v51n37ID7179

Edição

Seção

Artigos