Livros didáticos brasileiros e as ideias sobre direitos humanos, paz e pacifismo (1940-2000)
DOI:
https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7969Keywords:
Livro didático. Direitos humanos. Educação para a paz.Abstract
Este artigo visa conhecer os valores pacifistas contidos em livros didáticos brasileiros entre 1940 e 2000. Livros que, segundo Chervel (1990), são portadores de finalidades educacionais. Foram analisadas obras referentes à História Geral e do Brasil, à Educação Moral e Cívica e à Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Constatou-se que, entre 1940 e 1970, conjugavam-se ideário liberal e formação moral cristã. Na década de 1980, houve iniciativas originais na disciplina de OSPB. Nas décadas de 1990 e 2000, apesar de maior adesão à Doutrina do Direitos Humanos e à Educação para a Paz, houve enfraquecimento da temática nos livros didáticos.
Downloads
References
ARRUDA, José Jobson. Nova História moderna e contemporânea. Bauru/SP: EDUSC; São Paulo: Bandeirantes, 2004.
ÁVILA, Fernandes Bastos de. Pequena enciclopédia de moral e civismo. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura. 1967.
BETTO, Frei. OSPB: introdução à política brasileira. 16. ed. São Paulo: Ática: 1992.
BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil (aprovada em 18 de setembro de 1946). Rio de Janeiro: Aurora, 1953.
BRASIL. Portaria Ministerial nº 1045, de 14 de dezembro de 1951. Aprova os planos de desenvolvimento dos programas mínimos do curso secundário e respectivas instruções metodológicas. In: BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Serviço de documentação. Programas do ensino secundário. São Paulo: Nacional, 1952. p. 172-185.
BRASIL. Portaria Ministerial nº 966, de 2 de outubro de 1951. Aprova programas para o curso secundário. In: BRASIL. Ministério da Educação e Saúde. Serviço de documentação. Programas do ensino secundário. São Paulo: Nacional, 1952. p. 50-52.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (aprovada em 5 de outubro de 1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ constituicao/constituição- compilado.htm. Acesso em: 3 maio 2014.
BRASIL. Lei n° 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ ccivil_03/leis/l9394. htm. Acesso em: 3 maio 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais 5a a 8a séries. 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index. php?Itemid=859&catid=195:seb-educacao -basica&id=12657:parametros-curriculares--nacionais-5o-a-8o-series&option=com_content&view=article. Acesso em: 3 maio 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (2000). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/ arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 3 maio 2014.
BRASIL. Sistema de ensino integral. 7º ou 8º ano. Campinas (SP): Editora CDE Comércio de Material Didático, 2007. (4 vs. Ensino fundamental).
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, Porto Alegre. n. 2, p. 177-229, 1990. (Tradução Guacira Lopes Louro).
DREGUER, Ricardo; TOLEDO, Eliete. História: cotidiano e mentalidades. São Paulo: Atual, 1995.
FARIA, Ricardo de Moura; MARQUES, Adhemar Martins. Nossa história. Belo Horizonte: Lê, 1984.
FARIA, Ricardo de Moura; MARQUES, Adhemar Martins. Síntese de história. Belo Horizonte: Lê, 1979. (v. 2, História Geral).
FARIA; Ricardo de Moura; DUARTE, Gleuso Damasceno; MARUM, Antonio. Estudos sociais. 3. ed. Belo Horizonte: Lê, 1979. (4 v.).
GATTI JÚNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970- 1990). Bauru (SP): Edusc; Uberlândia (MG): Edufu, 2004.
GATTI, Giseli Cristina do Vale. A escola e a vida na cidade: o Gymnásio Mineiro de Uberlândia (1929-1950). Uberlândia (MG): Edufu, 2013.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, São Paulo, n. 1, p. 9-43, 2001. (Tradução Gizele de Souza).
LUCCI, Elian Alabi. TDMC: trabalho dirigido de moral e civismo (2º. grau). 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1979.
MATTA, Ary da. História geral (História moderna e contemporânea). 3. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1956.
MOSCHINI, Felipe; COSTA, Otto; MUSSEMECI, Victor. Moral e civismo: ensino de pri- meiro grau (8ª Série). São Paulo: Editora do Brasil, 1970.
MUSSUMECI, Victor. História geral (Quarta série ginasial). São Paulo: Editora do Brasil, 1959.
PILETTI, Claudino. OSPB. (Totalmente reformulada). 30. ed. São Paulo: Ática, 1993.
SILVA, Francisco de Assis. História geral. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1990. (v. 2, História moderna e contemporânea).
SILVA, Francisco Teodoro da; CUNHA, Tarcísio C. Almeida. Curso de educação moral e cívica. (Para o ensino de 2º. grau). 7. ed. Belo Horizonte: Lemi, 1977.
MELLO, Astrogildo de; [SILVA; Raul de Andrade]; GARCIA, Rosendo Sampaio. História geral. (Segunda série, curso ginasial). 7. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 1950.
ONU. Declaração Universal dos Direitos Humanos. (10 de dezembro de 1948). Disponível em: http://www.dudh.org.br/wp-content/uploads/2014/ 12/dudh.pdf. Acesso em: 3 maio 2014.
SOUZA, Alcindo Muniz de. História geral. (Segunda série ginasial). 13. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional. 1951.
TÔRRES, João Camillo de Oliveira. Educação moral e cívica. (Organização política do Brasil pela Constituição de 1969). 6. ed. Belo Horizonte: Júpiter. 1971.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The Journal Education in Question shall retain the copyright in all articles that it publishes.
The authors and co-authors of articles and book reviews, published in the Journal Education in Question, shall wait for at least 1 (one) year before they are allowed to submit new works for publication.