Livros didáticos brasileiros e as ideias sobre direitos humanos, paz e pacifismo (1940-2000)

Autores/as

  • Décio Gatti Júnior Universidade Federal de Uberlândia
  • Giseli Cristina do Vale Gatti Universidade de Uberaba

DOI:

https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7969

Palabras clave:

Livro didático. Direitos humanos. Educação para a paz.

Resumen

Este artigo visa conhecer os valores pacifistas contidos em livros didáticos brasileiros entre 1940 e 2000. Livros que, segundo Chervel (1990), são portadores de finalidades educacionais. Foram analisadas obras referentes à História Geral e do Brasil, à Educação Moral e Cívica e à Organização Social e Política do Brasil (OSPB). Constatou-se que, entre 1940 e 1970, conjugavam-se ideário liberal e formação moral cristã. Na década de 1980, houve iniciativas originais na disciplina de OSPB. Nas décadas de 1990 e 2000, apesar de maior adesão à Doutrina do Direitos Humanos e à Educação para a Paz, houve enfraquecimento da temática nos livros didáticos.

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Biografía del autor/a

Décio Gatti Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Dr. Décio Gatti Júnior

Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação

Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação Brasileira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq | Nível 1C

Beneficiário do Programa Pesquisador Mineiro da FAPEMIG

E-mail | degatti@ufu.br

Giseli Cristina do Vale Gatti, Universidade de Uberaba

Profa. Dra. Giseli Cristina do Vale Gatti

Universidade de Uberaba

Programa de Pós-Graduação em Educação

Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação Brasileira

Beneficiária do Edital Universal da FAPEMIG

E-mail | giseli.vale.gatti@gmail.comr

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Publicado

15-08-2015

Cómo citar

Gatti Júnior, D., & Gatti, G. C. do V. (2015). Livros didáticos brasileiros e as ideias sobre direitos humanos, paz e pacifismo (1940-2000). Educación En Cuestión, 52(38), 218–242. https://doi.org/10.21680/1981-1802.2015v52n38ID7969